quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Breve Histórico das Artes Plásticas em Rio Branco/AC.




As primeiras expedições exploratórias na região que hoje é o Acre não demonstraram preocupação em registrar os traços da cultura material das diversas etnias que aqui habitavam, como aconteceu em algumas outras regiões da Amazônia. As informações a esse respeito ainda não estão sistematizadas e se constituem num desafio para historiadores e antropólogos.

Da mesma forma, no período inicial do Acre dos coronéis de barranco, que perdurou até recentemente, observa-se que não havia por parte de suas elites, uma preocupação em investir em arte, de forma que os dois ciclos do extrativismo da borracha não deixaram marcas efetivas da riqueza aqui gerada ou algo das artes plásticas.

Somente na década de 60, com a criação do Estado do Acre, terão início algumas mudanças no aspecto provinciano das cidades na região. Na capital acontece em 1967, uma "1a. Exposição de pintura de artistas acreanos" promovida pelo jornal "Correio do Oeste" de Garibaldi Brasil, artista que se destacou pelo pioneirismo na pintura e como habilidoso caricaturista.

Mas foi na década de 70 que as artes plásticas irão alcançar mais visualidade, com exposições do próprio Gari, de Rodolfo Bader e de Hélio Cardone. Em 77 a partir da I Exposição Acreana de Artes Plásticas, outros artistas irão se destacar: Francesco Di Giorgio, Raul Velásquez, Dalmir Ferreira, Genésio Fernandes, Jader Damasceno, e Kasal, entre outros. Em 79 acontece o I Salão Universitário de Artes Plásticas, que teve a participação de Hélio Melo, Tristão Cavalcanti e Danilo de S'Acre entre outros. No inicio da década de 80, acontece a II Exposição Acreana de Artes Plásticas, que destaca Janete Pacheco entre outros. As exposições coletivas e individuais se tornam mais freqüentes, assim como se amplia o surgimento de novos artistas e também irão acontecer as primeiras exposições de artistas acreanos fora do estado.

A década de 80 marca principalmente a presença institucional do estado apoiando as artes de modo geral, através da criação da Fundação Cultural do Estado no início da década. Em 88 é criada a Associação de Artistas Plásticos do Acre, de que participam Genésio Fernandes, Hélio Mélo, Babi Franca, Jorge Rivasplatas, Péricles Silva, Potysdan Pascoal, Maqueson, Thaumaturgo Filho, Cerezo e Nely Cruz. Também surgem os artistas Ivan Campos, Cícero Franca, Gesileu Salvatore, Paulo Félix, Valdenizio Rego, Jaqueline Mesquita, Pedro Arte, Glicério Gomes.

A década de 90 é marcada por um período de avanços e recuos nas artes plásticas. O surgimento de novos artistas como Darci Seles, Jorfrannas, Enilson Amorim, Ueliton Santana, Edmilson Caetano, Marciony, Leila Jalul, Natalino Santos. É um movimento que logo se arrefece, onde espaços são criados e outros são fechados, é criado o Museu de Belas Artes que a despeito de sua importância, tem vida efêmera.

Enfim, a história das artes plásticas no Acre é recente, mas tem cumprido seu papel como atitude reflexiva do espírito, abstraindo de forma rica a visão sobre nosso universo cultural. Além disso, confirma também que arte é um fenômeno essencialmente urbano, que está numa relação de estreita dependência com a questão educacional para seu desenvolvimento, aspecto este, ainda não observado até o momento.





DÉCADA DE 70



Garibaldi Brasil

Garibaldi Carneiro Brasil, nascido em 20 de março de 1906 em Belém/PA, onde estudou e graduou-se em Direito. Já desde o curso primário dedicava-se ao desenho e a pintura, participando de exposições. Pintor, caricaturista e jornalista, fez sua primeira exposição individual em 1928, na Biblioteca Pública de Belém. Em visita a Rio Branco, faz uma exposição de pinturas e caricaturas no hall do Cine Recreio. Em 1930 expõe no foyer do Teatro da Paz, em seguida expõe no 1o. Salão Oficial de Belas Artes participa do 2o. 3o. e 4o. Salão Oficial de Belas Artes, angariando vasta premiação. Em 40, funda e organiza a Pinacoteca da Prefeitura Municipal de Belém Em 41 expõe no Teatro Amazonas. Em 44 junto a amigos funda o Salão de Artes da Amazônia. Em 45, expõe em Porto Velho. Em 46 em Guajará-Mirim. Em Rio Branco, organiza e promove a 1a. Exposição de pinturas de artistas acreanos e expõe em 71 e 75. Garibaldi também foi poeta, boêmio, orador e cronista e dono de um senso de humor que ficou muito conhecido.



Rodolfo Bader

Rodolfo Bader Filho, nascido em 23/05/34 em Sena Madureira/AC, de família libanesa. Iniciado no desenho e pintura no Colégio Dom Bosco em Manaus/AM. Cedo teve que retornar para o Acre para cuidar dos seringais da família, período em que praticava o desenho. Em suas viagens pelos rios onde passava. Em 72 faz suas primeiras exposições, predominantemente em preto e branco. Falecido em 1984.



Hélio Cardone

Hélio Guimarães Cardone, nascido em 12 de junho de 1924 na Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Inicia sua vida profissional em 40, como desenhista de histórias em quadrinhos no Suplemento Juvenil, ilustrando "Glórias Vivas do Brasil" e fatos de nossa história. Foi colaborador de "O Malho", "O Tico Tico", foi ilustrador de livros infantis, Publicitário, diretor e fundador da "Free-lancer" (que lançou a Grapete, Crush, Coca-Cola, Destilaria Continental), Projetista de urbanismo, arquitetura e saneamento. Foi um dos coordenadores do Plano Diretor do Rio de Janeiro. Com prática em pintura à óleo, cerâmica, porcelana, guache, aquarela e nanquim. Em 72 muda-se para Rio Branco, onde executa trabalhos de decoração natalina e carnavalesca da cidade entre outros trabalhos. Foi professor da cadeira de publicidade do Centro de treinamento de Recursos Humanos do Estado.Foi exímio desenhista de "bico-de-pena".



Francesco di Giorgio

Francesco di Giorgio é nascido em 2 de janeiro de 1930, em Siracusa na Itália, cursou a escola de Geômetras, iniciando neste período sua atividade artística, tendo se aprofundado em pesquisas sobre a obra de Michelangelo, Rafael, Ticiano e El Greco. Imigrando para o Brasil fez parte de um grupo de artistas entre os quais Nascimento, Di Cavalcanti e Pinto. Fez também pesquisas sobre a fusão do bronze.

Em 72 vem trabalhar no Acre, onde após algum tempo junta-se a outros artistas, e propõe a realização da 1a. Exposição Acreana de Artes Plásticas, evento do qual participa com várias pinturas, esculturas em madeira, e uma peça fundida em bronze.



Raul Velásquez

Raul Angel Mercado Velásquez é nascido em 2 de Agosto de 1936, em La Paz na Bolívia onde se gradua em Agrimensura, na Universidad Mayor de San Andrés, período em que faz parte de um grupo de artistas, expondo trabalhos em aquarela, carvão e óleo na Galeria Naira. Emigrando para o Brasil em 72, exerce trabalhos de topografia e retoma o trabalho com a arte, participando da proposta da 1a. Exposição Acreana de Artes Plásticas em 77, da qual participa com trabalhos a óleo. É um exímio retratista e conhecedor das técnicas de aquarela e pastel.



Dalmir Ferreira

Dalmir Rodrigues Ferreira é nascido em 12 de fevereiro de 1952, no Seringal Bom Destino em Porto Acre. Iniciado aos 12 anos pela Escola Panamericana de Artes, cedo desenvolve o gosto pela arte, pela leitura e pela ciência. Lidando com as diversas áreas da cultura, torna-se um ativista muito dedicado. Participa da efetivação da 1a. Exposição Acreana de Artes Plásticas, da criação do Museu Acreano de Belas Artes, da revitalização do Seringal Bom Destino e de outros eventos culturais. Engenheiro e historiador possui um atelier museu com vasto acervo de livros e obras de arte. É gravador, pintor e poeta.



Genésio Fernandes

José Genésio Fernandes é nascido em 26 de março de 1955, em Maria da Fé, em Minas Gerais, e graduado em letras pela Universidade de Itajubá. Tem cursos de comunicação e expressão, literatura brasileira e elementos de fonética. Em 76 vem para Rio Branco para lecionar na Universidade Federal do Acre, ministra a primeira oficina de artes em 78 e 79 pelo Departamento de Assuntos Culturais, participando do movimento artístico local e da 1a. Exposição Acreana de artes Plásticas. Participa também da promoção do 1o. Salão Universitário de Artes Plásticas na UFAC, efetiva vasta produção artística com trabalhos expressionistas mostrando o cotidiano social da cidade.



Jader Damasceno

Jader Silva Damasceno é nascido em 4 de setembro de 1958 em Xapuri. Desde cedo quando cursava o 1o. Grau despertou para o desenho, período em que expõe na sua Escola. Posteriormente, na 8a. Série ganha um premio em concurso de desenhos, Em 74 faz o curso de desenho artístico promovido pelo Instituto Universal Brasileiro e em 77 ganha o prêmio revelação na 1a. Exposição Acreana de Artes Plásticas.



Carlo Mejido

Carlos Padilha Mejido é nascido em 11 de maio de 1955 em Cobija, Departamento de Pando - Bolívia. Naturalizado brasileiro expõe pela primeira vez em 78, prosseguindo com diversas exposições individuais e coletivas. De estilo expressionista, Mejido angariou admiração com belos trabalhos sobre temas regionais. Participou da II Exposição Acreana de Artes Plásticas em 80, ano em que também expõe no SESC/AC e SESC/RJ. Em 82, participa do I Encontro de Cooperação Amazônica.



Conde Montyzuma



Kasal



Danilo de S'Acre

Danilo Batista de Sá é nascido em 12 de julho de 1958, em Rio Branco/AC. Produz seus primeiros trabalhos em 72, com aperfeiçoamento em Brasília, retorna ao Acre em 75, onde se junta ao movimento cultural local, expondo no 1o, Salão Universitário de Artes Plásticas e outras exposições. Já expôs em Brasília, Salvador, Recife, João Pessoa, Rio de Janeiro e São Paulo. Residiu por 14 anos na Itália, onde participou de diversos cursos de aperfeiçoamento, efetivando ilustrações para livros e fazendo exposições. Retornando, retoma seu trabalho, agora voltado para um abstracionismo investigativo com a matéria prima regional.



Hélio Melo

Hélio de Holanda Melo é nascido em 20 de julho de 1926 no Seringal Senápolis na Antiga Vila de Floriano Peixoto, na Boca do Antimarí no Estado do Amazonas. Foi seringueiro, catraieiro, barbeiro ambulante e vigia. Inicia na pintura em 77, junto a grupo de alunos de uma oficina de artes. Foi nosso mais ativo e conhecido artista, com sua arte naife que se tornou conhecida no Brasil e em quase todo o mundo. Foi também músico violinista, compositor, escritor, e contador de causos.



DECADA DE 80



Babi Franca

Luiz Carlos de Farias Franca, nasceu em Juazeiro do Norte/CE, em 13 de julho de 1955. Viveu toda sua infância em Rio Branco/AC. Começa a participar de salões de arte em 76 em Brasília. Em 78 viaja para a Europa, onde reside por três anos, participando de exposições, angariando expressiva premiação. Reside em Brasília, mas sempre visita e expõe em Rio Branco.



Dim

Raimundo Ribeiro Mendes nasceu em Rio Branco/AC, em agosto de 1964. já em 80 iniciava seu contato com as artes, expondo pinturas no SESC/AC. Em 82 expõe na UFAC. Em 86 participa da coletiva de Artes Plásticas do 12o, Fórum de Secretários de Cultura. Ao desenvolver sua habilidade no desenho acaba por descobrir-se um exímio caricaturista, atividade a que se dedica efetivamente trabalhando em jornais locais e participando dos Salões do Humor, com charges e caricaturas que o fez conhecido em todo o Acre.



Jorge Rivasplatas

Jorge Rivasplatas de la Cruz nasceu em Guadalupe no Peru, em 30/06/36. Foi Fazendeiro e fotógrafo, quando desenvolve o gosto pela arte, retocando ou pintando fotografias. Em 82 inicia sua vida artística, percorrendo Lima, Quito, La Paz, Beni, San Inácio de Moxos, Santa Cruz de la Sierra, Cochabamba, Cobija, Brasiléia e Rio Branco. Em 86 muda-se para Rio Branco, assumindo totalmente a arte como ideal e meio de vida, participando então da vida cultural da cidade e produzindo trabalhos num estilo realista de muita beleza técnica que o fez conhecido na Região.



Péricles Silva

Péricles José da Silva é nascido em Jaboatão/PE. Iniciado na Escola de Artes e Ofícios em Recife, em desenho, pintura e escultura. Imigrando para Rio Branco, integra-se ao movimento cultural, fazendo cenografia, ministrando cursos, projetos, e exposições, participando da criação da Associação dos Artistas Plásticos do Acre.



Potysdan Pascoal

Potsdan Pinho Pascoal é natural de Rio Branco/AC. Iniciado nas artes em Fortaleza/CE, ali expõe pela primeira vez em 82, desenvolvendo um estilo expressionista muito pessoal, voltado para seu universo pessoal, com temas regionais e sempre participando das atividades culturais da cidade, onde expôs desde 83 até 88. Hoje reside em Fortaleza.



Ulisses Sanchez

Ulisses Sanchez Carpio, é nascido em Lima no Peru, desde cedo iniciado no desenho e na pintura. Reside em Rio Branco desde 86, tendo participado da exposição inaugural da Associação dos Artistas Plásticos do Acre, quando retoma uma trajetória de muitas exposições, com expressiva premiação, e trabalhos da área na cidade de Rio Branco.



Dini

Dinildomar das Chagas de Moura nasceu dia 13 de junho de 1967 em Rio Branco/AC. Formado pela Escola Autônoma de Belas Artes Diego Quispe Tito e pela Faculdade de Artes Visuais UFG. Atua hoje como educador no ensino médio e produz exposições como artista plástico.



Maqueson

Maqueson Pereira da Silva nasceu em Cruzeiro do Sul/AC. Iniciado na arte da marchetaria, no período em que foi seminarista na Congregação do Espírito Santo onde se aperfeiçoa e inicia uma produção de muita beleza, sempre voltada para o universo regional e cada vez mais aperfeiçoada. Seus trabalhos hoje se espalham pelo mundo, e tem o reconhecimento no Brasil e no exterior.



Thaumá

Francisco Thaumaturgo Filho é nascido em Cruzeiro do Sul/AC, é arquiteto urbanista, especialista em meio ambiente. Cedo iniciado nas artes plásticas, ilustrou diversos livros e participa de diversas coletivas em Rio Branco com trabalhos voltados para o universo regional desenvolvendo um estilo cubista próprio que o fez conhecido em sua comunidade.



Cerezo

Antonio Ferreira da Silva é nascido no Seringal São Francisco do Iracema em Xapuri/AC, filho de seringueiros, é um artista naife, autodidata que inicia fazendo desenhos para um boletim religioso, e logo em seguida dedica-se a pintura, produzindo belíssimos trabalhos sobre o universo seringueiro.



Jorge Carlos

Jorge Carlos de Oliveira, nascido em 05 de julho de 52 no Rio de Janeiro. Chega ao Acre em 78, como animador cultural, participando do movimento cultural na cidade, inicialmente no Teatro e na música, posteriormente, em 81 realiza sua primeira exposição "Viva Café" com trabalhos pintados com café. Que o diferenciou dos demais artistas acreanos. Expõe desde 1991.



Betty Lins

Elisabeth Specht Lins é natural de Recife-PE nascida a 31 de março de 1957, na década de 90 atua assiduamente no movimento artístico acreano, sendo presidenta da AAPA. A artista expôs em diversos estados brasileiros e no exterior tendo sido premiada diversas vezes após uma temporada fora do estado retorna ao acre em 2003 e retoma os trabalhos artísticos na região e paralelo a isso ministra aulas de arte educação para povos indígenas.



José Matos

José da Silva Matos é natural de Rio Branco/Ac, nascido a 21/06/64, autodidata, em seu discurso predominam as imagens de seu universo seringueiro com cenas, paisagens e o cotidiano da vida rural, reminiscências de sua infância andarilha por estas matas acreanas. Seu trabalho começa a ficar conhecido a partir de sua primeira exposição "Arte Interior" que aconteceu em 91, com o apoio de Adonay Santos, grande incentivador de nossa arte. Desde então José Matos desenvolveu sua pintura consolidando um estilo fortemente naife.

O estilo naife que consagrou no Brasil nomes tais como os de Djanira, Heitor dos Prazeres e Antonio Poteiro entre muitos outros, e entre esses o Acre colocou os nomes de Chico da Silva e Helio Melo, cujas obras levaram o nome do Acre a vários lugares do mundo.Aqui em Rio Branco, se destacaram neste estilo além de Hélio Melo, Cerezo, Valdenizio Rego, Edmilson Caetano, e nosso artista José Matos, que cuja bagagem já lhe reconhece o mérito através de 4 indicações para capa da Listel, 3 participações na Bienal Brasileira de Arte Naife, itinerância em espaços culturais do interior de São Paulo, além de outras tantas coletivas e individuais que o tornaram conhecido em nível nacional. Valendo a pena ressaltar também sua efetiva participação nos movimentos culturais e artísticos na cidade, aos quais sempre José Matos esteve presente contribuindo nas diversas mobilizações dos artistas na luta pela consolidação de uma classe capaz de contribuir efetivamente para a descoberta de nossa identidade.



Pedro Arte

Pedro Duarte da Silva Filho é nascido em 19 de outubro de 1953, no Seringal Novo Andirá, estado do Amazonas, de onde cedo se muda para Rio Branco, onde aos 17 anos inicia, de forma autodidata o lidar com o desenho publicitário, fazendo desenhos para outdoors e desenho em quadrinhos, cartazista de cinema. Posteriormente em Manaus participa de oficinas e aperfeiçoamentos, executando cenários com temas regionais. Retornando a Rio Branco participa de diversas coletivas e faz sua primeira individual em 2000. Sua técnica é o realismo que é enriquecido pelo vasto conhecimento que tem da temática regional.



Jaqueline Mesquita

nascida em 23 de dezembro de 1965 em rio branco/Acre. Iniciou-se nas artes aos 13 anos em Brasília, por afinidade e em seguida, através de oficinas desenvolve seu relacionamento com a pintura. Sua obra não se resume a esta ou aquela área de produção artística. Apóia a criação da AAPA e do extinto Museu Acreano de Artes.



DÉCADA DE 90



Ivan Campos

Ivan Campos Moreira, é nascido em 14 de março de 1967 em Rio Branco/AC, cedo iniciado nas artes, com influencia de histórias em quadrinhos, Ivan desenvolve-se de forma autodidata, descobrindo através de técnica própria, um estilo expressionista muito particular, quase abstrato, com uma temática quase sempre amazônica, que o tornou conhecido e reconhecido em sua comunidade.



Cícero Farias

Cícero Farias Franca é nascido em Rio Branco/Ac em 12/04/75 e dedica-se ao desenho e a pintura desde 82. Com um estilo expressionista explora o universo regional e já participou de exposições coletivas em Rio Branco, Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Cobija.



Sales Pires

Sebastião Sales Pires, é nascido em 13 de janeiro de 1946, em Boca do Acre/AM, tendo imigrado aos 7 anos para Rio Branco, onde irá iniciar sua trajetória nas artes, quando ainda estudante no Colégio Acreano, começando, sobretudo com caricaturas e pequenos desenhos em azulejos, evoluindo para a pintura a óleo, participa da exposição pioneira do Garibaldi Brasil, a 1a. Exposição de Artistas Acreanos, efetivada no Salão do Rio Branca Futebol Clube em 1967, da qual participam cerca de 5 artistas. Faz uma pequena exposição individual em 72 na Feira Agropecuária e por problemas de alergia a tinta a óleo, só retoma na década de 90, passando a trabalhar com tinta acrílica, fazendo novas exposições individuais, em 97 no Hall do SEBRAE/AC e em 98, no Hall do Aeroporto de Rio Branco, a seguir participa de uma coletiva na EXPOACRE, em 98 pelo SEBRAE, e na 7a. Flora, em 2000. É considerado atualmente o paisagista mais autêntico do Acre.



Gesileu Salvatore

Raimundo Gesileu de Lima nasceu em 66, no Seringal Tupã em Xapuri/AC. Entalhador autodidata faz sua primeira exposição em 88 na Associação de Artistas Plásticos do Acre. Tem desenvolvido um trabalho com resíduos florestais, aproveitando galhos, cipós, troncos e raízes, aos quais imprime processamentos e transformações, proporcionando criações de muita beleza plástica.



Valdenizio Rego

José Valdenizio do Rego é nascido em 23 de julho de 1968 em Feijó, onde ficou até os quatro anos, mudando-se então para Rio Branco, onde além de estudar, inicia seus primeiros passos na pintura em 1980, inspirado nas lembranças do seringal e da infância nas margens do Rio Envira. Autodidata, inicia suas primeiras pinturas com o acrílico sobre telas, desenvolvendo uma temática particular, voltada para suas raízes. Participa da criação da Associação dos Artistas Plásticos do Acre, e da coletiva, junto a seus pares, desenvolvendo então, uma produção que gradativamente o faz conhecido em Rio Branco. Participa inicialmente ajudando o Hélio Mélo, na pintura de murais e painéis, depois junto a Cerezo, executa um mural na sede da Fundação Cultural do Estado. Tem Cursos de cinegrafista, violão, e desenho artístico.



Darcy Seles

Darci Silva Seles, é natural de Cáceres/MT, nascido em 7 de novembro de 1972. Desde cedo vem desenvolvendo seu gosto pela arte, participando do movimento cultural da cidade no teatro, cinema e nas artes plásticas, com aperfeiçoamento em oficinas. Faz sua primeira exposição em 92, e em sua trajetória aperfeiçoa sua técnica e mostra um trabalho de muita beleza e representativo do universo regional.



Jorfrannas

Jorge Francisco do Nascimento é nascido em 11 de fevereiro de 1951 no Rio de Janeiro/RJ. Embora desenhe desde criança, passou a viver do fazer artístico em 74. Participou de vários salões, gincanas e coletivas, foi membro da Feira de Arte de Copacabana através da Fundação Calouste Gulbekian entre 83 e 94, tendo obras em acervos de diversos países. Em Rio Branco desde 94, produziu e expôs inúmeros retratos da cidade e de seus habitantes. Faleceu em março de 2002.



Enilson Amorim

Enilson Amorim de Lima é natural de Rio Branco/AC nascido em 05/08/1976, Cedo iniciando as artes de forma autodidata, participa em 1985 de sua primeira exposição numa escola de 1o. grau, onde também se desenvolve no desenho de caricaturas, arte que o acompanhará até o presente e o destacará no meio artístico local. Participou de diversas exposições no estado e fora do estado e teve várias premiações.



Luiz Carlos

Luiz Carlos Gomes nasceu em 31/01/1964 em rio branco/Ac e é formado pela Universidade Federal de Goiás concluindo no ano de 2000 o curso de artes plásticas, tendo ainda passagem pelo peru fazendo ali alguns cursos e realizando algumas exposições onde teve premiações. Atualmente trabalha em seu ateliê em rio branco.



Marco Lenízio

Marco Lenízio é nascido em 05 de março de 1975, em Cruzeiro do Sul/AC, onde cedo se iniciou na pintura, tendo ali efetivado suas primeiras exposições. Em 98 imigra para Rio Branco onde conclui a graduação em Letras e em 2000 realiza sua primeira exposição individual no SESC/AC, além de participar de diversos eventos e exposições coletivas.Possui um estilo hiper-realista que o diferencia de outros artistas pela precisão dos detalhes.



Ueliton Santana

Ueliton Santana dos Santos Nascido em Sena Madureira/AC em 25 de outubro de 1981, aos 16 anos inicia de forma autodidata o contato com o desenho e a pintura. Posteriormente através de cursos no interescolar e SESC tendo como instrutor; Jorfrannas faz sua primeira exposição em 1999, desde então se dedica a uma produção prolífica, que demonstra uma definição pela arte, ofício em que se dedica com bastante afinco e zelo. Em 2002 assume a presidência da Associação dos Artistas Plásticos do Acre, também tem realizado oficinas de desenho e pintura para escolas da rede pública e particular. Expôs em alguns estados brasileiros e tem obras vendidas no Brasil e no exterior, tem ainda obras publicadas na revista galeria em tela e no início de 2004 iniciará formação superior em artes em Cuzco no Peru.



Edmilson Caetano

Edmilson Caetano é natural de Rio Branco/AC, nascido em 18 de fevereiro de 1972, na Colônia Calafate. Artista naife que surge no final da década de 90, dedicando-se ao exercício da produção de forma autodidata, explorando seu universo regional, com ótimo rendimento e produzindo trabalhos de muita beleza e representativos de sua comunidade.



Eliane Rudey

Eliane Rudey é nascida em 16 de fevereiro de 1972 em Pitanga/Ponta Grossa/PR. Imigrante, residiu em Rondônia, depois vem para Rio Branco/AC na década de 90. Onde é iniciada, na escola de artes do SESC, na arte do desenho e da pintura. Em 98 faz sua primeira exposição individual no SESC.



Marciony

Marciony Simanuk Samurio, é nascido em 17 de Julho de 1979, em Coxim-MS, tendo imigrado para o Acre em 84, onde inicia de forma autodidata aos 16 anos, seus primeiros passos na arte, dedicando-se ao exercício de pintar figuras e paisagens, gênero em que vem alcançando um bom progresso técnico e o reconhecimento de comunidade. Inicia sua trajetória artística em 99 expondo no SESC/AC.



Natalino Santos

Nasceu em 25/12/84 em Rio Branco/ Ac. Aos dez anos começou a demonstrar sensibilidade para as artes plásticas, vindo a atuar de fato como artista em 1999, orientado por Rivasplata. Seu trabalho consiste na técnica óleo sobre tela e estilo realista. Já fez algumas exposições e foi premiado com o 1º e 2º lugar no concurso de pintura do 7º BEC em 200.



Antonio Carlota

Antonio Carlota é nascido em Sena Madureira/AC, em 05 de junho de 1977, passando sua infância nos seringais. Iniciado no desenho para aplicar no confeito de bolo, toma gosto pela arte e participa de oficinas e cursos de arte. Faz sua primeira exposição individual em 2000.



Paulo Félix

Nascido no seringal Niterói, em Rio Branco, Paulo Félix, ainda aos seis anos de idade foi iniciado na arte do desenho, através de seu tio Francisco, que desenhava com os próprios dedos ou com gravetos sobre a areia das praias.

Já na idade de 22 anos participou de um Curso no CERB, ministrado pelo artista plástico Péricles Silva, com isso travando maior conhecimento com a história da arte, técnicas de desenho e pintura, estilos e gêneros.

Após o curso, Paulo decidiu incursionar no gênero surrealista, empolgado que ficou ao travar conhecimentos com as obras de Salvado Dali, Danilo D'Acre e Chagal.

A grande inovação que Paulo trouxe para o telurismo acreano foi exatamente fazer obras surreais com a temática voltada para a realidade de nossa gente.



Carlos Henrique Amorim

Nascido em 10/08/1971 é irmão de Enilson Amorim, Acreano de Rio Branco, o artista sempre demonstrou aptidão artística, inclusive quando desenvolvia a arte da música na sua infância, abrindo mais tarde o leque de suas habilidades artísticas para o entalhe em madeira atividade esta que exerce até hoje.



Manoel Arte

Artista plástico surdo, acreano de sena Madureira, nascido em 09/05/1961, Manoel da silva começou a desenhar aos oito anos retratando a natureza, Manoel é autodidata e no geral sua obra retrata a natureza e a cultura amazônica a partir do seu cotidiano e da própria experiência pessoal.



Antônio de Alcântara (Fotógrafo)

Antônio de Alcântara nasceu em Salvador, Bahia, em 09 de abril de 1954, começou a fotografar aos 17 anos, mas por questões financeiras teve de abandonar esta arte, retomando alguns anos mais tarde, com mais força e maturidade e outra visão de mundo.Vivendo em Rio Branco/ Ac desde 1987, fez três cursos de fotografia no SENAC e no SESC, e atualmente desenvolve trabalhos de documentação para várias entidades, ao mesmo tempo em que registra vários aspectos da vida acreana.



Janete Zaire

Iniciou com entalhe e pintura em madeira, passando a trabalhar com ferro e sucatas. Participou de algumas exposições coletivas e individuais. Atualmente dedica-se a esculturas em papel machê.



Glicério Gomes

É natural de Curitiba-PR, residindo em Rio Branco desde 1985, realizando desde sua chegada em Rio Branco, diversas funções relacionadas ao contexto artístico cultural no estado, como; agente de comunicação social, sócio fundador da AAPA, fazendo parte da diretoria. Além desses engajamentos Glicério teve ainda um papel fundamental como incentivador na trajetória de vários artistas locais, além de fazer parte da iniciação do processo de comercialização de obras de arte no estado do Acre. Atualmente está matriculado na escola de belas artes de Cuzco/Peru, para 2004.



Aglaíze Damasceno



Sansão Pereira



Nilcinha Jordão



Neli Cruz



Terezinha Monteiro



Jader Damasceno



Fernando da Silva



Francisco de Assis



Celso



Leandro



Daniel Cabral



Cleanto Barbosa



Rosimar



Leila Jalul



Branco



Dentre outros.



Nenhum comentário: